Notícias

Os principais temperos do mundo de acordo com as regiões

conheça os principais tempero do mundo de acordo com suas regiões

Os temperos são essenciais em qualquer cozinha. Nos restaurantes não é diferente. Além de dar um toque especial no sabor dos seus pratos, ele nos ajudam a reduzir um dos grandes vilões da saúde: o sal.

Mas não é só isso. É importantíssimo saber escolher e combinar estes temperos com cada prato. Por isso, vamos listar, aqui, os temperos mais famosos usados nos restaurantes mais famosos do mundo.

Pimenta do reino

Para começar a nossa lista, vamos citar um bastante conhecido: a pimenta do reino. Vindo da Índia, este tempero é usado desde os tempos mais antigos. Ele dá um sabor picante à comida e ajuda o organismo a absorver os nutrientes e também facilita a digestão. A pimenta do reino combina com carnes e molhos.

Açafrão

O sabor do açafrão é único. A especiaria é famosa desde a antiguidade, principalmente na culinária mediterrânea. É muito utilizado para temperar risotos, aves, caldos, massas e doces. 

Manjerona

A manjerona é outro tempero bastante usado nos restaurantes. De origem mediterrânea, a especiaria possui uma folha bastante semelhante com a do orégano, porém o sabor é bem diferente. É ideal para aromatizar saladas e para valorizar carnes e aves, assim como pratos à base de tomate, sopas, saladas e, com manteiga derretida, em peixes grelhados.

Gengibre

Nos séculos XII a XIV era popular na Europa. Antes do descobrimento da América já era largamente utilizado pelos árabes, como expectorante e afrodisíaco, e difundido por toda a Ásia tropical, da China à Índia. 

A raiz é quente, doce e picante. Moída, é ideal para bolos, pães, molhos, sopas, aperitivos, carnes e peixes.

Orégano

Claro, não podemos deixar de citar o famoso orégano, tempero típico da cozinha italiana e indispensável para pizzas. Ótimo também em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas. 

Cúrcuma

Vindo da Índia e um pouco menos conhecido, mas bastante utilizado nos restaurantes, é um pó amarelo-alaranjado extraído de raízes do açafrão. Possui um sabor terroso, um pouco amargo e apimentado. Ele é utilizado no arroz e serve para dar cor aos pratos e em molhos de mostarda. 

Tomilho

O Tomilho é nativo da região do Mediterrâneo.Excelente para temperar legumes e carnes, pode ser usado tanto in natura quanto seco. Possui um sabor amargo e picante. 

Agora que você já sabe mais sobre os tipos de temperos mais usados nos restaurantes, arrase na cozinha e compartilhe suas receitas com dicas de temperos aqui nos comentários!

Escrito por

Equipe editorial do blog direto do forno. Somos apaixonados pelo mercado do food service, gastronomia e tendências do mercado.
PMG Express