Atualmente, encontramos novas tendências gastronômicas no mercado e o Food Service é uma delas.
Isso porque a alimentação foi um dos segmentos que mais se transformou ao longo dos últimos dois anos. Novos canais de venda, modelos de negócios, cardápios diversificados e gestão de recursos foram alguns dos muitos desafios e aprendizados que os empreendedores do ramo tiveram que enfrentar.
Com a disseminação do novo coronavírus, o setor de alimentos passou por uma grande transformação motivada por novos hábitos. Além da demanda por delivery, como já sabemos, as pessoas passaram a escolher formas mais acessíveis e baratas de se alimentar.
Nova opção
Um setor que está crescendo bastante dentro do mercado de alimentação é o Food Service. Mas o que é isso?
O Food Service consiste em oferecer serviços na área de alimentação para as pessoas comerem fora de casa.
Devido à falta de tempo, as pessoas, cada vez mais, estão improvisando refeições na rua ou no próprio local de trabalho. Com isso, estabelecimentos comerciais vem proporcionando praticidade e um grande leque de opções.
Confira as tendências:
Tendências do Food Service
Pesquisas mostraram que na Europa e nos EUA, o Food Service é responsável por 60% do consumo de alimentos da população em geral.
Já no Brasil, com o poder de compra da nova classe média aumentando, a expectativa é de que esse tipo de serviço contribua com mais de um terço das vendas da indústria alimentícia do país.
Vale lembrar que o setor se desenvolveu a partir da mudança de hábito do consumidor, e do surgimento de novas plataformas e aplicativos para comercializar esses produtos e serviços, tornando-se um alvo de fácil investimento.
Refeições personalizadas
O Food Service dá ao cliente a possibilidade de escolher entre diversos ingredientes e apresentações para cada prato, proporcionando então uma sensação de exclusividade.
Produtos artesanais
A busca por um estilo de vida mais saudável está crescendo cada vez mais. Nota-se que os consumidores vem adotando novas metodologias e técnicas para um resultado mais “independente”, produzindo ingredientes para consumo próprio e também para venda local.
Grab and go
Você já ouviu falar no “Grab and go”? Apesar de já existir no Brasil, o grab and go (literalmente “pegar e levar”) pode ser bem ampliado.
Por meio do grab and go, os restaurantes podem maximizar consideravelmente sua margem de lucro.
O raciocínio é parecido com o modelo usado pelas grandes redes de fast food. No entanto, nós estamos falando de uma comida mais atrativa sob o ponto de vista nutricional.
Você já tinha escutado falar em Food Service? Conte para nós aqui nos comentários