As Queridinhas

Quais tipos de queijos existem?

conheça os principais tipos de queijo que existem

Cá entre nós, queijos são irresistíveis, né? No pão, em receitas ou como petiscos eles são deliciosos.

São diversos tipos de queijos: provolone, parmesão, gorgonzola, muçarela… a variedade é grande e as opções nas prateleiras não param de crescer.

Ricos em proteínas, vitaminas e minerais, os queijos tem algo em comum: dão água na boca e enriquecem qualquer receita.

Confira alguns tipos e suas diferenças:

Queijo Provolone

Proveniente da Itália, mas muito encontrado nos mercados brasileiros. Tem um sabor levemente defumado e uma consistência mais firme. Ideal para derreter na churrasqueira.

Queijo Gorgonzola

Famoso por ter um sabor intenso e picante, faz parte do grupo dos queijos azuis, que depende do fungo Penicillium roqueforti para desenvolver os típicos veios azuis em sua massa.

Produzido com leite de vaca, suas características próprias e textura peculiar fazem dele um dos queijos mais requintados.

Definitivamente foi feito para atender os paladares mais exigentes. Pode ser degustado puro ou você pode optar por pães, azeite de oliva, torradas ou frutas frescas.

Quer uma dica? Experimente colocar um fio de mel em cima deste queijo, este gesto valoriza e desperta vários sabores no momento da degustação.

tipos de queijo

Queijo parmesão

De origem italiana, com sabor picante e textura levemente cristalizada. Fica perfeito para acompanhar massas e para gratinar pratos.

O queijo parmesão é de origem italiana e suas principais características são o baixo teor de umidade e a textura granular, o que lhe confere, em algumas regiões, o nome de queijo Grana.

Queijo Mozarela

Quem é que não conhece o mais famoso de todos: o queijo mozarela (muçarela)?

Esse queijo fresco, de textura macia, fatiável e sabor realçado, tem sua origem na Itália e entre as combinações, as mais comuns são em pizzas, sanduíches, além disso, é comum consumi-lo frio, puro, em saladas ou cozido.

Dispensa comentários, não é mesmo?

Cheddar

Não podemos deixar de comentar aqui sua característica marcante: o tom alaranjado. É um tipo de queijo de origem inglesa, com textura pastosa e leve sabor ácido. No Brasil é muito utilizado fundido e transformado em fatias.

Gostou deste conteúdo? Continue lendo nossos artigos e fique por dentro das novidades!

Escrito por

Equipe editorial do blog direto do forno. Somos apaixonados pelo mercado do food service, gastronomia e tendências do mercado.
PMG Express