Trabalhar com entrega grátis ou não, é uma das grandes decisões que restaurantes delivery devem tomar. Principalmente porque os clientes adoram fazer pedidos com entrega grátis e os marketplaces costumam dar destaque a esses restaurantes.
No entanto, os gastos com a entrega nunca são zero. Por isso, muitos acabam oferecendo a entrega grátis, mas têm muitos prejuízos por conta disso.
Seria possível oferecer a entrega gratuita sem perder dinheiro? Vale a pena trabalhar com a entrega grátis? Essas, com certeza, são algumas perguntas que provavelmente você se faz na hora de tomar essa decisão.
Por isso, veja algumas vantagens de não se cobrar frete no restaurante:
Clientes amam promoções
Nada atrai mais do que promoções. Nesse sentido, a entrega grátis é uma grande promoção, que pode ser determinante na decisão de compra do cliente. Afinal, entre vários estabelecimentos, o cliente vai preferir aquele em que irá economizar.
Fidelizar Clientes Novos
A entrega grátis pode ser o que faltava para que clientes novos façam o seu primeiro pedido e conheçam o seu estabelecimento. Isso garante a oportunidade de fidelizar essas pessoas com outras promoções e até com a qualidade do seu produto.
Aumento do Ticket Médio
Quando existe algum desconto, é muito comum que o ticket médio de cada pedido aumente em alguns reais. Isso pode acontecer justamente por conta do desconto ou da exclusividade. Com o desconto, o cliente se sente mais estimulado a pedir.
Oportunidade de Vender no Seu Próprio Canal
Vendendo nos marketplaces, você pode atrair esses mesmos clientes para um canal de vendas só seu. Por exemplo, um site delivery próprio permite que você venda sem taxas e fidelize seus clientes para sempre comprar sem taxas. Quando você domina o canal de venda e tem um cliente fidelizado, fica bem mais fácil cobrar pela entrega, pois o cliente já conhece e gosta do seu produto.
Como posso oferecer ofertas grátis?
Produtos Selecionados
Escolha entre os itens mais vendidos ou os mais lucrativos e aplique essa promoção para alavancar as vendas desses produtos. Isso também pode causar um aumento no ticket médio, pois os clientes incluirão o produto promocional no pedido, juntamente com outros favoritos.
Pedidos acima de X valor
Para fazer as contas fecharem, às vezes é necessário delimitar um valor mínimo para que a entrega seja gratuita. Essa regra é criada justamente por conta das dificuldades financeiras da entrega gratuita. Essa opção pode ser a melhor para você se precisa aumentar o ticket médio.
Afinal, devo cobrar frete?
Ao tomar a decisão de cobrar ou não frete em seu restaurante, é essencial considerar o modelo de negócio, os custos operacionais envolvidos, a lucratividade e a percepção de valor pelos clientes. Avaliar as vantagens e desvantagens, bem como as diferentes formas de oferecer a entrega grátis, permitirá tomar uma decisão informada que melhor atenda às necessidades do seu negócio e dos seus clientes.
Obrigado pela leitura do blog da PMG Atacadista! A PMG é a maior atacadista de São Paulo no segmento de foodservice, então se você procura preços baixos, variedades e qualidade no fornecimento de produtos para o seu restaurante, conte com a PMG Atacadista.