Dicas e Truques

7 Formas para melhorar a gestão de estoque do seu estabelecimento

gestão de estoque do seu estabelecimento

Os varejistas sabem que uma gestão de estoque bem-feita é fundamental para evitar desperdícios com acúmulo ou escassez de produtos. Mas, para alcançar essa meta, é preciso muita organização, técnica e ferramentas adequadas para o trabalho.

Por isso, neste artigo, selecionamos algumas técnicas de gestão de estoque essenciais para melhorar no seu estabelecimento. Confira:

Tenha um sistema informatizado para registrar todas as entradas e saídas de produtos

Essa dica é valiosa para manter uma gestão de estoque eficaz: primeiramente, registre todos os produtos que entram e saem da empresa, sem exceção, e utilize um sistema informatizado para isso.

Já era o tempo das planilhas no Excel, hein! Você pode se perder e acabar fazendo anotação errada.

 Compre na medida certa e trabalhe com um estoque reduzido

Um estoque pequeno é bem mais fácil de ser organizado do que um grande. A gestão de um estoque menor é mais simples e os custos com desperdícios são reduzidos.

Padronize as descrições de itens no sistema

Tenha um padrão bem claro de cada item no sistema e evite confusões sobre o que está e o que não está em estoque.

Automatize parte do controle de estoque

Utilize a tecnologia para automatizar algumas das tarefas mais repetitivas e burocráticas do controle de estoque.

Tenha um programa de diminuição de perdas

As perdas de produtos no estoque são situações comuns, mas que podem e devem ser evitadas. Isso pode ser feito com a criação de um programa de diminuição de perdas.

Para isso, use um sistema de gestão integrada, acompanhe o volume de compras e receba as mercadorias com cuidado. Essas são apenas algumas dicas.

Utilize boas práticas de separação

Ter boas práticas de separação facilita muito o controle de estoque. Uma delas é padronizar os itens. Isso porque, ao padronizar, as chances de reduzir as falhas são grandes e evita que o mesmo trabalho tenha que ser feito novamente.

É importante destacar que padronizar não significa, necessariamente, tornar o processo menos flexível. O principal intuito da padronização é otimizar o processo, e não o tornar algo “engessado”.

Reabasteça o estoque de forma inteligente

Reabastecer o estoque de forma inteligente traz muitos benefícios. Os principais são: melhor gestão dos custos e evita compras erradas.

Estude o comportamento e consumidor

Estudar o comportamento do consumidor também contribui para que esse reabastecimento inteligente aconteça, já que saber os tipos de produtos que mais despertam o interesse funciona até mesmo como uma vantagem competitiva.

E aí, gostou das dicas de hoje? Continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Escrito por

Equipe editorial do blog direto do forno. Somos apaixonados pelo mercado do food service, gastronomia e tendências do mercado.
PMG Express