Quando um cliente se apaixona por seu restaurante, ele geralmente será fiel a você por anos, às vezes até por toda a vida. No entanto, ele deve primeiro encontrá-lo e é aí que sua estratégia de marketing entra em ação.
Aplicá-lo corretamente pode se tornar um processo de tentativa e erro. As boas notícias? Não precisa ser muito sofisticado ou muito complicado.
Neste artigo, contamos algumas dicas de marketing muito eficazes para promover seu restaurante e enchê-lo de clientes.
Como divulgar um restaurante
Não existe uma “melhor maneira” de divulgar um restaurante, pois tudo depende da sua categoria, público, localização e muito mais, mas estas são as etapas fundamentais que qualquer estabelecimento favorável à comida deve seguir:
Crie um site para seu restaurante
De acordo com um estudo recente da empresa alemã METRO, que recolheu informações de cerca de 10.000 empresas, incluindo bares, restaurantes e hotéis a nível internacional, e das quais 1.500 pertencem a empresários independentes, 22% dos consumidores dizem que nunca vão a um restaurante que não tem o seu próprio site de cardápio.
Se você ainda não tem seu site, pode estar perdendo cerca de um quarto dos clientes em potencial que passam pela sua região, mas acabam indo para outros restaurantes.
Qual é a maior vantagem de ter um site próprio para o seu restaurante? Você pode desenhá-lo da maneira que quiser, com as cores, tipografia, conteúdo e logotipo personalizado que desejar. Como se fosse sua vitrine, porém online.
E seus clientes devem reconhecê-lo facilmente toda vez que “passarem” pela porta.
Se você incluir o cardápio de bebidas e comidas em seu site, os clientes poderão saber com antecedência quais delícias culinárias você oferece.
Adicione algumas fotos do seu restaurante, de preferência de uma noite movimentada, onde você possa ver sua equipe atendendo seus clientes com cortesia e seus clientes aproveitando a noite, para que outras pessoas sejam atraídas pelo ambiente.
Você também pode incentivar os clientes a voltar; Você faz isso publicando suas novas ofertas e eventos futuros em sua página “O que há de novo” ou disponibilizando um sistema de reservas online.
Para garantir que seus hóspedes em potencial encontrem seu site, é importante otimizá-lo para mecanismos de pesquisa como o Google.
Publique seu restaurante nas redes sociais HOJE
Se o seu site é o seu prato principal, as redes sociais são o acompanhamento ideal e indispensável. E graças ao enorme alcance de redes sociais como Facebook e Instagram, você pode obter bons resultados se criar um perfil e atualizá-lo regularmente.
Você consegue isso, por exemplo, fazendo upload de fotos do menu especial da semana ou promovendo a oferta mais atual do restaurante. Tudo isso ajudará você a atrair mais clientes. Bem, por onde começamos?
O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo. Cerca de 2,6 bilhões de pessoas se inscrevem a cada mês, então há muito potencial para serem notados gratuitamente. Promover seu restaurante com publicidade no Facebook é relativamente barato.
Você pode até selecionar a faixa etária, a localização e os interesses das pessoas que veem seus anúncios. Lembre-se de incluir um menu em seu perfil junto com um link para seu site e todas as suas informações de contato.
O Instagram é a maior Rede Social na atualidade! . Esta rede social é especialmente popular para seu público jovem, 75% dos usuários têm entre 18 e 24 anos. O fato de o Instagram ser uma plataforma centrada na imagem o torna uma rede ideal para proprietários de bares, cafés e restaurantes.
Porque, há algo mais tentador do que uma imagem saborosa do seu prato ou coquetel favorito esperando por você no bar? Você nem precisa de serviços profissionais de fotografia, pois também pode tirar ótimas fotos com um celular.
Convide seus clientes para marcar sua localização. Você provavelmente já viu seus amigos “entrar” no bar favorito deles no Facebook ou marcar o restaurante em que eles estavam comendo no Instagram.
Incentivar os visitantes a marcar você em suas redes sociais é uma ótima maneira de ficar na frente de mais clientes em potencial, já que qualquer pessoa na lista de seus amigos poderá ver sua postagem. Isso funciona ainda melhor se você tiver algum recurso “notável” em seu restaurante.
Cuide de seus clientes regulares
Qual o motivo para continuar voltando ao seu bar ou restaurante favorito, além da comida e bebida que você ama? O tratamento do lugar! Portanto, preocupe-se com o bem-estar de seus clientes, seja amigável e cortês e inicie conversas com eles.
Mostre-lhes que você os aprecia não apenas como fonte de renda, mas também como pessoas, membros de seu ambiente local. Uma sobremesa ou um licor por conta da casa para um cliente fiel não custa muito, mas agrega valor!
Você conseguiu manter seus clientes ativos durante a pandemia? Que tipos de promoções ajudaram você a manter os clientes voltando ao seu restaurante? Conte-nos como você se reinventou!