Dicas e Truques

Como lidar com reclamações de clientes na internet?

reclamações de clientes na internet

Todo mundo que é dono de um negócio, certamente já passou por isso um dia.
Se você tem um restaurante, uma pizzaria ou qualquer outro estabelecimento comercial, por melhor que seja a sua empresa, uma hora as reclamações de clientes chegarão. Você está preparado?

Com o avanço das redes sociais, os consumidores tornaram-se muito mais exigentes. Tempos atrás, o SAC e a Ouvidoria eram os responsáveis por receber essas reclamações e buscar soluções para elas. Hoje em dia, existem diversos canais de comunicação que lidam com isso. Quer saber como se portar diante de casos de reclamações? Veja:

Seja ágil na hora de resolver o problema

Antes de responder à reclamação do cliente, é necessário avaliar a dimensão do problema e descobrir se ele possui antecedentes em sua empresa. Caso haja, a solução pode ser obtida com mais agilidade e a resposta pode ter uma eficácia maior.
Lembre-se: empresas que respondem à reclamação em pouco tempo ou no mesmo dia conquistam mais facilmente a confiança do cliente. Portanto, evite respostas padronizadas.

Surpreenda o cliente que reclamou do seu produto ou serviço

Além de resolver o problema, ofereça algo que o cliente não estava esperando.
Ele vai se surpreender e sua empresa tem boas chances de melhorar a reputação da marca.

Tenha um plano já definido

Já tenha pré-estabelecido um “manual” de como agir em situações como esta.
Tudo isso é importante para resolver o que fazer e o que não fazer nas redes sociais. Isso permite uma atuação mais coerente e impede falas com a “cabeça quente”.

Quer saber mais? Acompanhe nosso blog. Aqui, damos várias dicas interessantes para você que é dono de um negócio.

Editorial do Direto do Forno

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Equipe editorial do blog direto do forno. Somos apaixonados pelo mercado do food service, gastronomia e tendências do mercado.
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