Dicas e Truques Iniciantes na Cozinha

3 dicas de limpeza do forno a lenha

limpeza de forno a lenha

Cada pizzaiolo tem sua maneira de fazer a limpeza do forno a lenha, veja aqui alguns cuidados e dicas importantes para que a limpeza seja feita de maneira adequada. Montamos aqui 3 dicas de limpeza para fornos de pizza.

Periodicidade da Limpeza

É recomendado sempre que a limpeza ocorra uma vez por dia antes do uso e aquecimento, justamente pelo fato dos detritos de lenha acumularem no forno. A limpeza deve ser feita sempre com o forno frio não é recomendado o esfriamento do forno com água pois pode causar danos a estrutura.

Evite o uso de objetos inadequados

É muito comum o uso de espátulas, chapas de ferro entre outros itens no forno. Mas esse tipo de material pode danificar o piso do forno que com o passar do tempo poderá ocorrer fissuras e até buracos. O resultado de um forno com buracos pode ser desastroso e prejudicar e muito a qualidade da pizza fazendo com que a massa grude e até fure!

Use materiais descartáveis e econômicos

Geralmente a lenha e os residuos do forno podem ser removidos com uma vassoura, estopa, espanador e escovas desde que seja dedicados para essa finalidade. Existem algumas escovas industriais no mercado que são ideais para esse tipo de limpeza. Além de varrer os resíduos, use água sem aditivos químicos como desinfetantes, detergentes entre outros. Qualquer produto químico pode prejudicar diretamente a queima da lenha e causar contaminação.

 

Escrito por

Equipe editorial do blog direto do forno. Somos apaixonados pelo mercado do food service, gastronomia e tendências do mercado.
PMG Express