Dicas e Truques Novidades

“Visite nossa cozinha” é uma boa opção para o cliente?

Visite nossa cozinha

Você já visitou a cozinha do restaurante que você frequenta? A higiene pessoal é extremamente importante em termos de prevenção de intoxicação alimentar e doenças provenientes da cozinha. A placa com os dizeres “Visite nossa cozinha”, que vemos em todos os restaurantes, não está ali por uma atitude gentil da gerência da casa: é uma exigência legal.

É lei

É lei municipal: o cliente tem direito de visitar a cozinha de qualquer restaurante. Os bons estabelecimentos que servem refeição costumam convidar os seus clientes a visitarem as suas cozinhas e outros chegam mesmo a deixá-las expostas ao público, através de um vidro.
Mas, segundo os proprietários de diversos restaurantes, quem pede para dar uma olhada ainda é visto como corpo estranho pelos funcionários dos estabelecimentos.

Manter a higiene

Vale lembrar que as regras de higiene devem ser aplicadas não só nas cozinhas dos principais restaurantes, mas em qualquer estabelecimento que trabalha com comida.

O fato é que, segundo os donos de restaurantes, quase ninguém pede para ver a cozinha. Talvez os clientes achem melhor não ver como os pratos estão sendo preparados, acreditando (ou querendo acreditar) que tudo está sob controle e que não sofrerá nenhuma intoxicação alimentar ou dores na barriga. É o” famoso ditado: O que os olhos não veem, o coração (e o estômago) não sentem…”.

E você? Quando for ao seu restaurante preferido, verifique se ele está aplicando a Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004 da Anvisa.

Escrito por

Equipe editorial do blog direto do forno. Somos apaixonados pelo mercado do food service, gastronomia e tendências do mercado.
PMG Express