Dicas e Truques

Dicas para manter a cozinha de seu restaurante limpa

Todo mundo sabe que a cozinha é o coração do restaurante e por isso todo cuidado é pouco para manter ela limpa,  a limpeza pode impactar diretamente a qualidade dos pratos e pode prejudicar muito a percepção dos clientes quando não é feita a limpeza adequadamente.

Leis e Fiscalização

No Brasil o orgão federal responsável pelo regimento de programas de vigilância é a ANVISA porém em grandes cidades a regulação, fiscalização e inspeção é feita pela prefeitura. Em São Paulo a prefeitura organiza curso gratuíto de manipulação de alimentos. Para mais informações sobre o curso clique aqui.

Processo de limpeza de uma cozinha industrial

De acordo com especialistas na área a limpeza da cozinha deve ser feita todos os dias na finalização do expediente ou na troca de turnos, porém muitos restaurantes fazem limpeza até 2x no dia dependendo do fluxo de atendimento e horário das refeições;

  • Varrer todo o ambiente, removendo todos os restos de alimentos e produtos;
  • Retirar todos os resíduos das lixeiras da cozinha, removendo para o local determinado, e higienizar as lixeiras, com muito sabão e desinfetante. Isso evita contaminação de resíduos com os alimentos.
  • Começar a limpeza sempre pelas paredes, de cima para baixo, cuidando para não molhar as tomadas, porém, deixando os rejuntes perfeitamente limpos;
  • Desengordurar e lavar os utensílios como bancadas, coifas, exaustores, pias, mesas, panelas, entre outros, com o auxílio das fibras de limpeza; e
  • As portas e janelas devem ser também limpas pelo lado de dentro quando da limpeza das paredes. Lavar os pisos com detergente concentrado e fibras especiais, para remoção.

Lembre-se limpeza não é lugar de economia!

Participe, envie suas dicas para nosso blog 🙂

Escrito por

Equipe editorial do blog direto do forno. Somos apaixonados pelo mercado do food service, gastronomia e tendências do mercado.
PMG Express