Dicas e Truques

Como fazer o inventário do restaurante e por que ele é tão importante?

veja como fazer o inventário do seu restaurante

Quer saber como fazer o inventário? Embora não haja um método único para todos os itens de consumo e suprimentos do seu restaurante, as etapas abaixo são uma maneira comum de controlar o estoque:

Crie uma tabela

Comece criando cinco linhas em uma planilha de inventário de restaurante ou em um programa de gerenciamento de inventário personalizável. Rotule as linhas da seguinte maneira:

  • Itens
  • Unidade de medida
  • Quantidade de estoque
  • Preço unitário
  • Custo total

Itens da lista

Escreva todos os itens que você tem em seu restaurante na coluna Itens. Isso deve incluir tudo, desde ingredientes comestíveis e produtos de limpeza até louças e itens de mesa.

Adicione unidades de medida

Anote a unidade de medida que você usará para determinar a quantidade de cada item comprado na coluna Unidade de Medida. Isso varia com base em como os diferentes alimentos e suprimentos são vendidos.

Por exemplo, você pode comprar tomates em libras, macarrão em caixas e toalhas de papel em caixas. Independentemente disso, é importante ter essas unidades documentadas com antecedência para evitar qualquer confusão ou erros de cálculo.

Conte ou meça todos os itens

Agora, determine o número de unidades que você tem de cada item e adicione esses números à coluna Valor do estoque. Fazer isso dessa forma permite que você padronize suas medidas e torna o cálculo de custos e desperdícios muito fácil.

Insira o preço unitário

Documente todos os seus preços unitários e adicione-os à coluna Preço unitário de cada item. Para fazer isso, basta dividir o custo de uma unidade pela quantidade desse item que você possui.

Calcule o custo total

Finalmente, multiplique o preço unitário de cada item pela quantidade desse item que você tem em seu estoque. Depois de calcular o custo total de todos os itens de estoque, adicione esses números à coluna Custo total.

Calculando Seu Custo Médio de Estoque Diário

Saber como calcular o custo médio diário do estoque do seu restaurante é outra maneira de tomar decisões de compra precisas. Para fazer isso, basta dividir o custo total do estoque para esse período de compra pelo número de dias nesse período. O demonstrativo de lucros e perdas do restaurante deve ter os números de que você precisa.

O estoque do restaurante afeta o lucro líquido

O estoque do restaurante está conectado aos seus resultados financeiros, por isso é importante dominar o seu método de gestão. A seguir, explicamos como o estoque do restaurante pode afetar seu lucro líquido.

Como o estoque do restaurante se relaciona com o lucro líquido?

O estoque do restaurante compõe seu “custo dos produtos vendidos” (CPV), que é o custo de criação de todos os itens do seu cardápio. Aqui está a equação para encontrar seu CPV:

CPV = estoque inicial + estoque comprado – estoque final

O CPV também faz parte da equação para determinar seu lucro líquido. Aqui está a equação para determinar sua demonstração de lucros e perdas:

Lucro líquido = Lucro bruto (Vendas totais-CPV) – Custo da mão de obra + Custo operacional total

Ao analisar a equação do lucro líquido acima, podemos ver que um CPV geral mais baixo significa que menos será subtraído de suas vendas totais. Isso, por sua vez, significa que haverá mais pelo que multiplicar seu lucro bruto, levando a um lucro líquido maior.

Um menor CPV significa um maior lucro líquido

Para atingir um custo mais baixo dos produtos vendidos, você deve encontrar maneiras de conservar mais ingredientes, comprar menos ingredientes ou reduzir o custo dos alimentos encontrando um novo fornecedor ou renegociando. Ter um excelente gerenciamento de estoque do restaurante (incluindo folhas de lixo adequadas) é a maneira de entender os caminhos específicos para reduzir o custo das mercadorias vendidas.

Você pode descobrir que precisa pedir menos manjericão, garantir que os atendentes recebem os pedidos precisos e os coloque no sistema de PDV corretamente ou peça aos bartenders que preparem suas margaritas com mais precisão. Essas pequenas ações se somam e, prestando atenção a esses detalhes por meio do inventário, qualquer empresa de serviços alimentícios pode, em última análise, melhorar seus resultados financeiros.

Quer você administre uma grande rede de restaurantes, um restaurante de bar ou um bistrô sofisticado, a importância do gerenciamento de estoque é clara.

Se você está procurando mais maneiras de aumentar seus resultados financeiros, considere reavaliar o preço do menu e os custos indiretos!

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Equipe editorial do blog direto do forno. Somos apaixonados pelo mercado do food service, gastronomia e tendências do mercado.
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