Dicas e Truques Novidades

Afinal, o que é uma comida gourmet?

entenda mais sobre a gourmetização da culinária

Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrarmos cardápios com a palavra gourmet entre as suas especialidades. Pipocas, cachorros-quentes, hambúrgueres e, até mesmo, docinhos de festa. Estes e muitos outros itens bem tradicionais foram atingidos pelo fenômeno da “gourmetização”.

Afinal, o que é uma comida gourmet?

Comida gourmet são refeições preparadas com ingredientes selecionados e de forma mais elaborada, a fim de ter um sabor diferenciado e de extrema qualidade e uma apresentação impecável. O termo francês atualmente está atrelado ao conceito de “alta cozinha”.

De forma geral, a culinária gourmet não foi criada nem para saciar a fome e nem para ser apenas um prato luxuoso em pequenas quantidades. Sua função é oferecer uma experiência única ao usuário. Um misto de sabor, apresentação, temperos, cores e cheiro.

Gourmet x Premium

É muito comum que as pessoas confundam os dois termos ou os usem como similares, o que não ocorre. O gourmet se refere à transformação de alimentos básicos, como comidas de rua, em itens mais refinados. Com uma apresentação mais bonita e ingredientes com mais qualidade.

Já os produtos premium possuem um alto valor agregado com diferenciais de inovação. Eles normalmente possuem um preço maior que seus similares por serem raros, terem uma tradição ou proporcionarem uma experiência diferenciada ao cliente.

O fato é que o gourmet é uma tendência. No Brasil, está mais fácil encontrar esses produtos com um preço mais acessível. Isto porque muitos estão começando a produzir em casa e revender por um preço mais baixo que o dos restaurantes.

Há alguns anos eram impensável uma festa junina com milho fora da espiga, cachorro-quente com queijo gratinado e pipoca de leite ninho com Nutella. Hoje, isso ocorre e é um fenômeno graças a esse novo período que estamos vivenciando!

Escrito por

Equipe editorial do blog direto do forno. Somos apaixonados pelo mercado do food service, gastronomia e tendências do mercado.
PMG Express