Notícias

Festa Junina: Junho e suas delícias

Festa Junina: Delícias de Junho

Quando o mês de junho se aproxima, é inevitável não pensar nas diversas festas espalhadas pela cidade e na culinária que as compõe. São festas nas ruas, nas igrejas, na casa de amigos ou familiares. O clima frio do mês torna a comida ainda mais irresistível, acompanhada também pelas bebidas típicas das festas.
É um passeio delicioso para ser feito em família, com amigos ou em casal. É perfeito para todos os públicos e todas as idades.
Hoje, o blog Direto do Forno, dará dicas perfeitas para uma festa junina em sua própria casa, utilizando o milho de formas variadas, em comidas juninas típicas.

Pamonha

Prato tradicional do nordeste e sempre servida em festas juninas. É bem simples de fazer, e tudo que você precisa ter em casa – além do milho- é açúcar, sal e leite de coco.

Apenas tenha cuidado ao descascar os milhos, pois você vai precisar das palhas inteiras para fazer as trouxinhas. Escalde as palhas em água fervente pois isso ajuda muito na hora de embrulhar as pamonhas.

Pipoca salgada

Sim, é algo que parece simples mas é essencial em uma festa junina de sucesso! Além disso, a pipoca salgada é uma das opções de comidas de festa junina mais baratas, rápidas e práticas de servir. E é bem difícil achar alguém que não goste. Além disso, o consumo ( até mesmo diário) da pipoca traz diversos benefícios a saúde.

Curau

É um doce típico das festas juninas, feito de milho e tradicional de Minas Gerais. Uma das comidas de festa junina mais simples de se fazer. Você precisa apenas do milho, leite, manteiga, leite condensado e canela em pó, para polvilhar depois de pronto. Caso tenha pouco tempo para fazer o curau, você pode utilizar o milho em lata.

Bolo de milho

Quem resiste a um bolo quentinho e macio? E quem resiste a um bolo de milho, quentinho e macio? Com certeza, uma das coisas mais gostosas da festa! Algumas dicas para o seu bolo ficar divino: não bater o fermento no liquidificador ou batedeira, acrescente sempre por último. Pré-aqueça o forno por 30 minutos antes de colocar o bolo para assar, e deixe os ingredientes separados pelo menos meia hora antes de começar a receita, para garantir que eles estejam em temperatura ambiente.

Canjica de milho verde

A canjica de milho verde, também conhecida como canjica nordestina, é uma variação do curau, popular até mesmo no café da manhã nordestino. A única diferença entre ela e o curau, é que ao adaptar o doce para sua cultura, os nordestinos acrescentaram leite de coco aos ingredientes. A canjica de milho verde é um doce muito gostoso e com certeza fará sucesso em sua festa junina!

Milho verde cozido

Nunca pode faltar numa festa junina! O milho verde cozido é bem característico, e não é muito complicado de fazer.
Quando for  comprar suas espigas, fique atento se os grãos estão macios, uniformes e clarinhos. Procure milhos com a casca bem verde, lave as espigas antes de colocá-las na panela de pressão e quando estiver fervendo as espigas, coloque uma colher de sopa rasa de açúcar na água. Isso vai deixá-las ainda mais macias e saborosas.

Canjica

Um dos doces mais comuns nas festas juninas, pode ter duas versões: com amendoim e sem. A forma como você vai prepará-la vai depender do seu gosto pessoal, o importante é estar presente pois é uma das comidinhas protagonistas, mais desejadas e aguardadas nas festas juninas. Caso queira sua canjica mais cremosa, cozinhe o milho branco em menos água (mas fique de olho para a água não secar!).

Escrito por

Equipe editorial do blog direto do forno. Somos apaixonados pelo mercado do food service, gastronomia e tendências do mercado.
PMG Express