Receitas

Calor e aconchego da culinária para aquecer seu inverno

Quem gosta dos dias mais frios, já está preparando ansiosamente os melhores casacos para aproveitar o inverno com muito conforto e estilo. Como não dá para pular a estação, quem não gosta do frio está preparando-se ansiosamente para viver o prazer que a culinária cheia de conforto que o inverno traz. Ela apresenta-se como poderoso auxiliar na tarefa de tornar um pouco mais cálidos os dias cinzentos e gélidos.
Algumas pessoas se preocupam com a balança nessa época, mas aquele apetite voraz não é impressão, é real, pois nosso corpo gasta mais energia para manter a temperatura adequada. Alimentos quentes nos esquentam de dentro pra fora e esse calor proveniente dos alimentos pode ser potencializado de acordo com o prato e o modo do preparo. Assim, as bebidas e pratos quentes como as sopas, caldos, fondues, cafés, chás e as comidas típicas juninas e julinas são boas pedidas. É possível se manter aquecido e matando a fome de maneira prazerosa, sem brigar com a balança.

Essa semana vamos iniciar uma sessão de receitas com dicas para aquecer seu inverno, acompanhe nas próximas semanas as outras dicas quentinhas! 😉

Sopa cremosa de milho

Ingredientes:
8 espigas de milho verde
300 ml de água para cozinhar o milho
2 colheres (sopa) de azeite
½ cebola processada
1 colher (sopa) de alho desidratado
1 cubinho de caldo de carne
½ colher (sobremesa) de amido de milho
¼ xícara (chá) de leite
Sal a gosto
1 pacote de croutons ou torradinhas

Modo de preparo:
Limpe o milho e corte-o rente ao sabugo. Coloque-o na panela de pressão com 250 ml de água. Leve ao fogo e deixe ferver sob pressão por três minutos, retire do fogo e bata bem no liquidificador. Reserve. Em uma panela aqueça o azeite, junte a cebola, o alho e refogue até dourar, adicione ½ xícara (chá) de água, o caldo de carne e deixe ferver.

Acrescente a mistura do milho aos ingredientes da panela, junte o amido de milho dissolvido no leite, leve novamente ao fogo e mexa até ferver por três minutos. Tempere com sal. Este prato é acompanhado de croutons ou torradinhas.

Valor calórico: 220 calorias/porção

Creme de abóbora

Ingredientes:

½ embalagem de macarrão conchinha
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 dentes de alho picados
½ kg de abóbora, moranga ou paulista, em cubos
2 tabletes de caldo de legumes
3 ovos
1 xícara (chá) de creme de leite
½ xícara (chá) de leite
Sal, noz moscada e cebolinha picada a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela grande, aqueça a manteiga ou margarina e refogue o alho. Acrescente a abóbora e deixe cozinhar até formar um purê. Junte 2 ½ litros de água fervente, o caldo de legumes e mexa até desmanchar. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Retire do fogo, bata no liquidificador e retorne para panela. Acerte o sal, junte a massa e deixe cozinhar por cerca de seis minutos ou até que fique al dente.

Em uma tigela pequena, coloque três gemas peneiradas, o creme de leite e bata até envolver bem. Acrescente ao creme de abóbora, mexa delicadamente e deixe cozinhar por mais três minutos. Retire do fogo, tempere com a noz moscada, polvilhe a cebolinha e sirva a seguir.

Valor calórico: 176 calorias/porção

 

Espaguete ao pesto de manjericão com legumes sauté

Ingredientes:

500 g de espaguete
6 colheres (sopa) de azeite
3 cenouras médias em tirinhas finas
3 abobrinhas em tirinhas finas
Sal e pimenta do reino a gosto

Pesto de manjericão:

1 maço pequeno de manjericão
2 dentes de alho, picados
½ xícara (chá) de azeite
Sal

Para finalizar:
Castanhas de caju ou do pará picadas
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Comece preparando os legumes sauté. Em uma frigideira de fundo largo, aqueça o azeite, refogue a cenoura e a abobrinha em fogo alto, mexendo sempre para não murchar. Acerte o sal, tempere com a pimenta do reino e reserve. Prepare o pesto. Leve ao liquidificador todos os ingredientes e bata até formar uma pasta. Em uma panela grande ferva cinco litros de água com sal. Coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.

Deixe cozinhar por 10 a 12 minutos ou até que fique al dente. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o pesto de manjericão e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Junte os legumes sauté e mexa delicadamente. Espalhe por cima a castanha, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.

Variação: O pesto também pode ser feito com rúcula, substituindo o manjericão por 10 a 15 folhas da verdura.

Valor calórico: 619 calorias/porção

 

 

Escrito por

Equipe editorial do blog direto do forno. Somos apaixonados pelo mercado do food service, gastronomia e tendências do mercado.
PMG Express