Como você lida com clientes insatisfeitos em seu restaurante?
Saber lidar com clientes insatisfeitos é uma habilidade muito importante e este tipo de situação exige paciência e capacidade de admitir erros. Sabemos que a propaganda boca a boca ainda é uma das eficaz para conquistar ou perder clientes.
E, segundo as estatísticas, clientes insatisfeitos tendem a falar mais do que os clientes satisfeitos.
Se você tem um restaurante, por melhor que seja a sua empresa, uma hora as reclamações de clientes chegarão. Você está preparado?
Com o avanço das redes sociais, os consumidores tornaram-se muito mais exigentes. Veja estas dicas práticas para você saber lidar com um cliente insatisfeito.
Mantenha a calma
Mesmo que o cliente não esteja certo, ele deve ser tratado com respeito.
Respire fundo e esteja ponto para ouvir. Seja paciente e responda com educação.
Seja ágil na hora de resolver o problema
Antes de responder à reclamação do cliente, é necessário avaliar a dimensão do problema e descobrir se ele possui antecedentes em sua empresa. Caso haja, a solução pode ser obtida com mais agilidade e a resposta pode ter uma eficácia maior.
Lembre-se: empresas que respondem à reclamação em pouco tempo ou no mesmo dia conquistam mais facilmente a confiança do cliente. Portanto, evite respostas padronizadas.
Surpreenda o cliente que reclamou do seu produto ou serviço
Além de resolver o problema, ofereça algo que o cliente não estava esperando.
Ele vai se surpreender e sua empresa tem boas chances de melhorar a reputação da marca.
Tenha um plano já definido
Já tenha pré-estabelecido um “manual” de como agir em situações como esta.
Tudo isso é importante para resolver o que fazer e o que não fazer. Isso permite uma atuação mais coerente e impede falas com a “cabeça quente”.
E o mais importante: Se o erro for do restaurante, ASSUMA!
Quer saber mais? Acompanhe nosso blog. Aqui, damos várias dicas interessantes para você que é dono de um negócio.