Dicas e Truques

Sinais que seu restaurante talvez esteja indo mal

restauranteÉ evidente que a queda das vendas é o principal sinal de que seu restaurante está enfrentando dificuldades, porém há outras pistas importantes e que você deve ficar atento.

O principal medo de qualquer empreendedor é ter que encerrar as atividades e fechar a empresa. Apesar dos esforços, no entanto, esse quadro é mais comum do que se imagina.

Manter um restaurante de portas abertas é mais difícil do que se imagina. Por isso, ficar alerta a certos sinais que aparecem no decorrer do negócio pode ser a chave para prever dificuldades e encontrar soluções a tempo.

Separamos, a seguir, algumas pistas que podem indicar que o seu negócio não vai tão bem como se acredita. Veja:

Gastos maiores que as vendas

Se em um restaurante sai mais dinheiro do que entra, é um sinal bem evidente de que há algo errado aí. Se é um restaurante muito popular, a contabilidade tem que dar sempre números positivos.

Restaurante vazio e reclamações de clientes

Se o seu restaurante fica vazio em horários de pico é um péssimo sinal. Pior ainda se estiver havendo um aumento no número de reclamações dos clientes.
Tudo isso porque, dificilmente, um cliente que esteja insatisfeito com os seus produtos e serviços voltará a fazer negócios com você.

Rotatividade de funcionários

Para saber se sua empresa está indo mal, basta observar o quadro de colaboradores. Muitas vezes, a resposta é dada internamente, pelos próprios funcionários, ao deixarem a empresa com frequência. Para contornar esse problema, o empreendedor deve manter um canal aberto para o diálogo entre os funcionários, medida que é ainda mais fácil em micro e pequenos empreendimentos.

Restaurante reduz os seus horários

Há restaurantes que, de uma hora para outra, encerram um serviço, abrem um dia a menos ou reduzem seus horários. Atenção: pode ser um sinal de que os gastos para funcionar não estão sendo cobertos e que esta medida foi adotada para se reestruturar durante um tempo ou simplesmente para não fechar.

E aí, no seu restaurante algum destes sinais? Se sim é hora de mudar a situação.

Escrito por

Equipe editorial do blog direto do forno. Somos apaixonados pelo mercado do food service, gastronomia e tendências do mercado.
PMG Express