Notícias

Dicas de limpeza para a cozinha do seu restaurante

Limpeza de restaurante

Limpeza de restauranteNão existe nada mais prazeroso do que chegar em um restaurante, com aquela fome, e se deparar com um ambiente limpo e aconchegante, afinal de contas, a limpeza de um restaurante é tudo. E sem contar que um restaurante bem limpinho garante um aspecto bem melhor para qualquer cliente.

Mas, apesar da limpeza ser um fator essencial nas cozinhas, geralmente é um desafio. Manter a higiene adequada é uma luta sem fim e você precisa estar sempre pronto.

Normas segundo a ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu um regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. Segundo as normas, para evitar a contaminação dos alimentos, o local de trabalho deve ser limpo e organizado e a limpeza deve ser feita sempre ao final das atividades de trabalho. Isso sem falar na importância da higiene pessoal do colaborador que vai trabalhar diretamente com os alimentos. 

Procedimentos de limpeza

A Anvisa alerta que nunca devem ser guardados produtos de limpeza junto com os alimentos, porque os desinfetantes e detergentes são substâncias tóxicas que podem causar contaminação. E vale lembrar que os produtos devem ter no rótulo o número do registro no Ministério da saúde ou uma frase que informe que foi notificado na Anvisa. 

Cuidados com a limpeza do restaurante

Seguir um rotina de limpeza que leve em conta a segurança é muito importante porque quando lidamos com alimentos também lidamos com a saúde.

Para evitar que insetos e outros animais sejam atraídos para o local de preparo dos alimentos, a recomendação é que a cozinha tenha lixeiras com tampa e pedal e que o lixo seja sempre retirado em sacos bem fechados. Lave todos os produtos, especialmente carnes e vegetais. Ah, e não esqueça de desinfetar diariamente todas as superfícies em contato com os alimentos. 

Se você tomar todos estes cuidados que mencionamos acima, tenho certeza que conseguirá manter e atrair clientes. Boa sorte! 

Escrito por

Equipe editorial do blog direto do forno. Somos apaixonados pelo mercado do food service, gastronomia e tendências do mercado.
PMG Express