Dicas e Truques Iniciantes na Cozinha

Limpeza do restaurante: por que é fundamental?

Limpeza do restaurante é fundamental! Não existe nada mais prazeroso do que chegar em um restaurante, com aquela fome, e se deparar com um ambiente limpo e aconchegante, afinal de contas, a limpeza de um restaurante é tudo. E sem contar que um restaurante bem limpinho garante um aspecto bem melhor para qualquer cliente. Para iniciar, apresentaremos razões factíveis pelas quais você deve garantir um ambiente limpo e organizado permanentemente:

Normas com Limpeza de Cozinha

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu um regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. Segundo as normas, para evitar a contaminação dos alimentos, o local de trabalho deve ser limpo e organizado e a limpeza deve ser feita sempre ao final das
atividades de trabalho. Isso sem falar na importância da higiene pessoal do colaborador que vai trabalhar diretamente com os alimentos.

Ambiente agradável

A Anvisa alerta que nunca devem ser guardados produtos de limpeza junto com os alimentos, porque os desinfetantes e detergentes são substâncias tóxicas que podem causar contaminação. E vale lembrar que os produtos devem ter no rótulo o número do registro no Ministério da saúde ou uma frase que informe que foi notificado na Anvisa.

Cuidados

Para evitar que insetos e outros animais sejam atraídos para o local de preparo dos alimentos, a recomendação é que a cozinha tenha lixeiras com tampa e pedal e que o lixo seja sempre retirado em sacos bem fechados. Lave todos os produtos, especialmente carnes e vegetais. Ah, e não esqueça de desinfetar diariamente todas as superfícies em contato com os alimentos.
Se você tomar todos estes cuidados que mencionamos acima, tenho certeza que conseguirá manter e atrair clientes. Boa sorte!

Escrito por

Equipe editorial do blog direto do forno. Somos apaixonados pelo mercado do food service, gastronomia e tendências do mercado.
PMG Express